Membros da Confraria Cooking Weekend

Perfil

Amantes da Boa Mesa

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Gastrotwitteiros News - Edição 5

Edição 5

"Usos da Mandioca"

Matéria do site Agrosoft Brasil


De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. É uma cultura bastante versátil e produtiva, além de tolerante às condições ambientais do semi-árido. Por esta característica de rusticidade, as áreas destinadas ao cultivo nas propriedades têm sido as marginais, menos férteis, com pouco ou nenhum uso de tecnologias apropriadas.
Imagem: Wikipedia
"A mandioca é ainda uma riqueza muito pouco conhecida e explorada. Seus usos ainda são vistos com muita surpresa, passando por métodos rudimentares de aproveitamento a usos industriais sofisticados, ampliando a cada dia a complexidade de sua cadeia produtiva", afirma Joselito Motta.

Os usos mais comuns da mandioca são na alimentação humana (a exemplo dos beijus, bolachinhas de goma e pães de queijo) e na alimentação animal, em forma de raspa, feno e silagem. Até mesmo a parte área (folhas e caules) e a manipueira, o líquido tóxico originado da prensagem das raízes, podem ser aproveitadas. A manipueira pode ser usada, por exemplo, na confecção de tijolos e tintas e como herbicida, inseticida e adubo orgânico.

Um projeto de lei apresentado em 2001 pelo deputado Aldo Rebelo prevê a obrigatoriedade de inclusão de 10 a 20% de fécula de mandioca nas massas. O objetivo seria incentivar a produção nacional e garantir mercado para os produtores de mandioca, a maioria familiares. "A fécula atua na mistura como um diluidor do glúten presente no trigo, conferindo ao produto final poucas alterações", explica Joselito.


FONTE:

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Léa Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas Pessoais dos GastroTwitteiroS

Vejinha Gastronomia
Visite o Portal do Rossi
Espaço dos Gastrotwitteiros
Ielda Amaral - Chef de Cuisine
Carina Fagiani
Chef Cris Leite
Chef Paulinho Pecora
Chef Romaine Carelli
Chef Pâtissier Dirlene D’Addio
Centro Especializado em Gastronomia
Luciana D'Agosto
Cooking Weekend
Manga com Pimenta
Chef Alex Caputo
Kirsch Gastronorm
Cinema e Gastronomia
Celdom Gourmet - O Sabor da Boa Culinária
Célia Rabelo - Sabores da Minha Infância
Leticia Kipper - Lentilhas
Patty Martins – Aqui na Cozinha
Cozinha da Lena